1. Distinguir ciências formais e ciências empíricas? Dê exemplos.
As ciências formais, são assim chamadas pelo facto de os seus objectivos de estudo não terem existência concreta, tal como a matemática e a lógica. As ciências empíricas são aquelas que estudam os fenómenos naturais e sociais, tendo sempre como base a experiência.
2. O que são leis científicas?
Leis científicas são hipóteses que ainda não foram desmentidas por facto algum.
3. Quais as características das leis científicas?
As caracteristicas das leis cientificas são proposições gerais (válidas para todos os casos do mesmo género) que descrevem e explicam o porquê de algo acontecer.
4. Qual o objectivo da actividade científica?
O objectivo da actividade científica é encontrar respostas sobre o ser humano e o mundo ,através do uso de métodos de prova e de justificação que sejam racionais, objectivos e públicos.
5. Definir dogma.
Dogma é uma crença estabelecida ou doutrina de uma religião, ideologia ou qualquer tipo de organização, considerado um ponto fundamental e indiscutível de uma crença. Está ligado à ideologia, ou conjunto de princípios que servem de base à um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.
6. O que são teorias científicas?
São conjuntos organizados e sistemáticos de leis que explicam um determinado tipo de fenómenos.
7. O que torna científica uma lei ou uma teoria?
Uma teoria é cientifica, se, não for negada pelos factos, tendo valor explicativo, isto é, permite predizer novos fenómenos e factos, dando conta deles.
Uma teoria para ser cientifica tem de ser testável. Deve ser pelos menos testada para mostrar se é falsa ou não.
A ciência é, então, um procedimento objectivo e sistemático que pretende explicar fenómenos, desenvolvendo para tal hipóteses e construindo leis e teorias sempre susceptíveis de revisão.
8. Há algumas diferenças entre conhecimento empírico e conhecimento vulgar? Quais?
Sim, porque o conhecimento empírico é o conhecimento que obtemos com a experiência que adquirimos ao longo do tempo, enquanto que o conhecimento vulgar é o conhecimento do senso comum.
9. O que é o senso comum?
O senso comum é um vastíssimo corpo de conhecimentos decorrentes de generalizações que se baseiam na experiência e na prática.
10. Como se formam as crenças, técnicas e costumes característicos do senso comum?
Muito diversificado, o conhecimento pode ser adquirido de várias maneiras:
- Por experiência pessoal;
- Por meio de testemunho dos outros;
- Mediante a população dos conhecimentos científico
11. Quais as características do senso comum?
-Caractér relativamente acrítico;
-Predomínio da descrição sobre a explicação;
-Falta de sistematização;
-É um conhecimento essencialmente prático.
12. A descrição é mais própria do senso comum ou da ciência? Justifique a sua resposta.
Do senso comum, porque indica ou descreve o que ocorre e não por que ocorre assim ou então as explicações oferecidas são incomletas e por vezes fantasiosas.
13. Resolva a Actividade da pág 220 a 221 do manual.
a) O problema que é tratado é o problema da razão, que procura unificar e sistematizar de uma forma rigorosa todos os conhecimentos adquiridos num certo domínio, o que leva esta coordenação muito mais longe na ciência do que no senso comum.
b) A tese defendida é que a ciência é mais objectiva do que o conhecimento. Ela esforça-se por exprimir as leis através de funções matemáticas, a fim de atingir o máximo de precisão.
c) Entre o conhecimento comum e o conhecimento científico existe uma diferença de grau em vez de natureza, como por exemplo:
" A queda deste lápis neste quarto neste momento", consiste em ligá-lo a leis gerais que permitem, snedo dadas certas condições ( altura da queda, momento em que se deixa cair o lápis, velocidade que se lhe imprime ao deixá-lo cair), prever o fenómeno, deste modo a ciência explica mais e melhor, tem mais explicações.
d)Sim é uma afirmação correcta. O conhecimento cientifico tem um poder explicativo de leis e teorias, enquanto o senso comum se limita a acumular conhecimentos de forma não sistemática ou crítica.
e)"Resumamo-nos: a ciência é um conhecimento racional, sistemático, explicativo, exercendo-se sobre generalidades: permite prever e, como sequência, agir eficazmente".
f)Por exemplo, a ciência não se cansa de falar e continuar a clonar espécies, enquanto o senso comum apenas vai dizendo que a probabilidade é pequena, morem muitas experiências, é desvantajoso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário