terça-feira, 11 de maio de 2010

Actividade da página 270

1. A autora do texto opõe-se à clonagem?
A autora deste texto começa por referir que o processo de clonagem ainda é extremamente ineficaz e não se opõe parcialmente à clonagem. Acha que esta deve de ser usada em aplicações científicas e terapêuticas, pois, pode-se criar clones aparentemente normais, mas as alterações expostas nos genes manifestar-se-ão a longo prazo.

2. Podemos dizer que não se opõe à clonagem humana?
Sim, a autora não está contra a clonagem humana: Ela opõe-se é à forma como está a ser proposta esta clonagem, pois gerar um indivíduo a partir de uma célula somática é uma temeridade, porque não podemos garantir a integridade dos genes desta célula e, assim dos genes do clone.

3. Por que razão se opõe à clonagem reprodutiva?
A autora do texto opõe-se à clonagem reprodutiva, ou seja, quando o indivíduo inteiro é produzido a partir de uma célula por reprodução assexuada.
Ela refere que a clonagem humana reprodutiva é perigosa para a nossa espécie mas apesar de tudo corremos o risco de ela ser feita mesmo assim. Não resistimos à tentação de fazer algo que podemos, só porque podemos, isto porque o ser humano é muito vaidoso, logo esta questão ainda se torna mais perigosa do que a própria clonagem.
Dá também o exemplo da clonagem da ovelha Dolly, e refere que para ela existe um argumento definitivo contra a clonagem que é "a preservação da integridade do genoma humano", porque não garante a integridade dos genes do clone.

4. Resuma a tese que o texto defende.
Este texto começa por falar do caso da ovelha Dolly, no início do ano de 1993 e logo de seguida a expressão “clonagem humana” começou a ser divulgada com maior intensidade.
Em particular, as recentes tentativas de obter a clonagem humana trazem ao de cima importantes questões sobre a família, sobre o significado de ser pais e filhos, sobre a dignidade do embrião humano, sobre a verdade e sobre o significado da sexualidade humana.
Em suma, a tese defendida neste texto diz-nos que a clonagem humana, deverá ser utilizada somente para aplicações científicas e terapêuticas, uma vez que a clonagem humana reprodutiva é perigosa para todos nós, ou seja, para toda a humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário