Ciência e construção: validade e verificabilidade das hipóteses
1.Como procedem os cientistas para conhecer a realidade?
Os cientistas para conhecer a realidade usam o método hipotético-dedutivo.Este sustenta que as hipóteses são criações do espírito humano, propostas livremente como conjecturas para melhor relacionar e explicar os fenómenos da Natureza.
2.Em que consiste a indução?
A indução consiste em designar qualquer processo de raciocinio que nos conduza de premissias empíricas e conclusões empíricas. Apesar de serem apoiadas pelas premissas, não são dedutivamente deriváveis delas.
3. Apresente a crítica de Hume à indução.
Hume diz que :
A crítica de Hume à indução é a aceitabilidade dos argumentos indutivos.
"As nossas crenças indutivas baseiam-se no principio da uniformidade da natureza, na ideia de que esta se comporta sempre do mesmo modo. De forma Indutiva: como até agora a natureza se tem comportado sempre do mesmo modo, concluímos que ela irá comportar-se sempre do memso modo. Logo, a nossa crença na indução não tem justificação racional válida."
4. Em que consiste o método hipotético-dedutivo?
O método hipotético-dedutivo consiste numa das formas mais clássicas e importantes do método científico. Este método tem as suas raízes no pensamento de Descartes, que tentou estabelecer um método universal com base na razão e na matemática.
5.Refira os cinco passos do método Hipotético-dedutivo.
Os 5 passos são:
-Ocorrência de um problema;
-Formulação de uma hipótese;
-Dedução de consequências ou implicações a partir da hipótese formulada;
-Teste que põe a hipótese em prova;
-Confrontação das consequências deduzidas com os factos.
6.Explique, de forma sintética, cada um dos passos do método hipotético-dedutivo.
Ocorrência de um problema:é a descoberta de "factos polémicos", isto é, de factos que vêm pôr em causa as teorias científicas ou não, estabelecidas e as expectativas baseadas nesta teoria;
Formulação da hipótese:enquanto solução antecipada que vai ser submetida a teste, a hipótese é o eixo em torno do qual gira a investigação científica;
Dedução de consequências a partir da hipótese:uma vez estabelecida provisoriamente a hipótese, o passo imediatamente seguinte consiste em deduzir dela determinadas consequências;
Teste que põe a hipótese em prova:a finalidade essencial será a formulação de leis (de anunciados que descrevem relações necessárias entre os fenómenos) e de teorias que as integram.
7.Qual é o critério que permite dizer que uma teoria é científica segundo Popper?
É o critério do carácter científico.
8.O que distingue as teorias científicas das teorias não científicas?
As teorias científicas,permanecem verdadeiras. Os factos só aparentemente a desmentiam.
As teorias não científicas determina os nossos primeiros comportamentos (infância), que nos vão influenciar na fase adulta.
9.Esclareça a afirmação: Uma teoria é científica se for verificável.
As teorias cientificas incluem leis e estas são enunciadas universais.Mas se as leis não podem ser verificadas, como sabemos que descobrimos leis naturais, isto é, que o comportamento dos fenómenos ou acontecimentos naturais é regular e uniforme? O critério da verificabilidade não serve e a verificação não permite distinguir teorias ciênctificas de não cientificas.
10.Esclareça a afirmação: Uma teoria é científica se for confirmável.
O que a afirmação significa é que a teoria pode ser parcialmente verificada pela experiência e pelo confronto com os factos.Quanto maior for o numéro de casos ou de exemplos de acordo com as hipóteses maior será a probabilidade de esta ser verdadeira, mas o processo de confirmação é sempre inconclusivo.
11.Esclareça a afirmação: Uma teoria é científica se for falsificável.
A afirmação significa que tem possibilidade de mostrar que uma hipótese ou teoria é falsa.Se verificar ou confirmar uma proposição universal é impossível, o mesmo já não acontece com a sua refutação ou negação.
12.Resolva a actividade 3 da página 244 do Manual.
1)Uma teoria é cientifica se for verificavel, confirmável e falsificável.
2)Todo o nosso conhecimento é conjectural, inclusive as falsificações das teorias; as falsificações não se encontram livres de criticas e nehuma teoria pode ser dada como " definitivamente falsificada" Assim sendo, " qualquer falsificação pode, por sua vez, ser testada de novo".
3)Por mais que o astrólogo veja pelas cartas que a cor preferida do Miguel é vermelha, ele nunca poderá estar seguro da sua verdade.
4)Não.Isso exigiria que se observassem todos os casos particulares passados, presentes e futuros, o que é impossivel.
5)Quanto maior é o conteúdo empírico de uma teoria maior é o seu grau de falsificabilidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário